Saiba sobre os laudos diversos que garantem a sua segurança no trabalho.

Saiba sobre os laudos diversos que garantem a sua segurança no trabalho.

Vamos conversar sobre LTCAT, Insalubridade e Periculosidade.

LTCAT

É o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, através dele é possível documentar os agentes nocivos ocorrentes no ambiente de trabalho e avaliar riscos que podem gerar insalubridades ou periculosidade.  O INSS avalia esse documento para oferecer aposentadoria especial.

Ele é um documento obrigatório e a ausência dele pode gerar penalidade de acordo com o parágrafo 3º do Art. 58 da lei 8213/91.

Em caso de alterações na empresa, o LTCAT deve ser renovado.

Laudo de Insalubridade

É elaborado pelo engenheiro de segurança do trabalho e avalia se os empregados em seu posto de trabalho estão expostos a agentes causadores de danos a saúde, baseado nos limites de tolerância expostos na NR15.

O objeto do laudo é assegurar aos colaboradores o direito de receber adicional de insalubridade que pode variar entre 10, 20 e 40% do salário, observando como estão expostos.

O laudo de insalubridade é realizado para um cargo ou função, já o LTCAT é um documento completo que observa a empresa como um todo.

Laudo de periculosidade

Assim como laudo de insalubridade, o laudo de periculosidade é elaborado pelo engenheiro de segurança do trabalho, ele determina se os empregados estão expostos a alguma área com risco (eletricidade, inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes).

Após as análises das atividades desenvolvidas pela empresa, ele avalia se há risco para os funcionários e assim determina o adicional de 30% sobre o salário base.

Através desse documento é possível realizar planos de ação preventivos ou corretivos, para minimizar possíveis acidentes de trabalho.

Todos os laudos citados acima garantem a proteção da saúde dos trabalhadores. Na Proteção nós realizamos todos os laudos para sua empresa.

Entre em contato conosco aqui



Voltar