Exames ocupacionais: protegendo a saúde de seu colaborador.

Exames ocupacionais: protegendo a saúde de seu colaborador.

Você sabe em quais circunstâncias devem ser realizados os exames ocupacionais? Nós vamos tirar todas as suas dúvidas.

Por que fazer os exames ocupacionais?

Os exames ocupacionais tem o objetivode diminuir o afastamento do ambiente de trabalho em virtude das doenças ocupacionais, prevenção de acidentes e ajudam a garantir um bom desempenho dos colaboradores. Os exames ajudam a controlar e avaliar o estado de saúde dos funcionários.

Todo o trabalhador registrado na CLT deve ser submetido aos exames. Isso proporciona a manutenção das condições de saúde para exercer a função pela qual foram contratados.

Exames que devem ser realizados obrigatoriamente pelos colaboradores:

Exame admissional

Ele é realizado antes da contratação para atestar as condições de saúde e se o futuro contratado está apto para exercer a função pela qual será contratado.

Exame demissional

 Ao ser desligado da empresa, o colaborador precisa fazer o exame para avaliação da saúde, para observar se porventura ele desenvolveu algum problema de saúde ocasionado pelo ambiente de trabalho.   

Exames periódicos

São feitos periodicamente com o intuito de avaliar as condições de saúde dos trabalhadores. Geralmente são anuais, havendo situações com tempo maior ou menor.

Exame de retorno do trabalho

 Esse exame é específico para colaboradores que ficaram afastados do trabalho, por 30 dias ou mais, devido à doenças ou gravidez. O período de férias não se aplica a esse caso.

Exame de Mudança de Função

Esse exame é específico para colaboradores que mudam de função ou são promovidos e exercerão uma atividade diferente no futuro. Deve ser realizado antes da mudança da função na CTPS.

A Clínica Proteção faz exames ocupacionais, para saber mais clique aqui



Voltar